Loja da Havan mais moderna do país e maior Bavaresco do Litoral serão inaugurados no final do ano em Paranaguá | JValério

Loja da Havan mais moderna do país e maior Bavaresco do Litoral serão inaugurados no final do ano em Paranaguá

01/04/2025

Compartilhe essa notícia

A loja mais moderna da Havan e o maior supermercado Bavaresco do Litoral serão inaugurados no final deste ano em Paranaguá, segundo a Prefeitura. As duas megalojas, que terão entre 9 e 10 mil m² de área construída, estão sendo erguidas lado a lado na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, no Jardim Yamaguchi, próximo ao CAIC.

“Se conseguirmos o alvará e não houver atrasos climáticos, a meta é inaugurar neste ano. Estamos trabalhando para isso. A Prefeitura tem colaborado e estamos seguindo todas as exigências para viabilizar a entrega no prazo. A expectativa é finalizar a obra até novembro. O corpo técnico da Prefeitura é muito competente. O problema eram normas antigas que não faziam sentido e que agora estão sendo revistas“, afirmou Nilton Hang, diretor da rede de lojas Havan e irmão do famoso “Véio da Havan”.

Os empreendimentos devem gerar pelo menos 500 empregos diretos. “Serão cerca de 200 a 250 vagas por loja. No total, aproximadamente 500 empregos. Sempre digo que a maior medida mitigatória que podemos oferecer é o emprego. O Brasil precisa de mais postos de trabalho. Se criarmos mais entraves, menos empresas virão, e isso impacta diretamente no desenvolvimento”, acrescentou Nilton Hang.

VISITA AO CANTEIRO DE OBRAS

Na tarde de quinta-feira (27), Nilton Hang e Beto Bavaresco, diretor da rede supermercadista Bavaresco, visitaram o canteiro das obras ao lado do secretário de Urbanismo da Prefeitura de Paranaguá, Luiz Augusto Pelegrini de Carvalho.

“O prefeito Adriano Ramos pediu celeridade, e estamos agilizando os trâmites dentro do tempo hábil para garantir esses investimentos fundamentais para o desenvolvimento da cidade”, explicou o secretário, acrescentando que os alvarás devem ser expedidos na próxima semana.

Os empresários também destacaram os diferenciais das novas lojas em Paranaguá. “Essa será a maior loja da rede. Fizemos duas unidades grandes recentemente em Ipanema (Pontal do Paraná) e Guaratuba, mas esta será ainda maior. Queremos proporcionar aos clientes de Paranaguá uma experiência diferenciada”, afirmou Beto Bavaresco.

Já Nilton Hang explicou a necessidade da nova unidade. “A Havan sempre lança sua loja mais moderna na última inauguração. Hoje temos 181 unidades, mas esta, com certeza, será a mais moderna do Brasil no momento da abertura. A outra loja, na Avenida Roque Vernalha, continuará operando e mantendo os 150 empregos gerados lá. Assim, os clientes terão duas opções de compra. A unidade atual já está saturada, e essa nova loja vem para melhorar o atendimento”, enfatizou.

Além da comodidade de contar com duas grandes lojas na cidade, os moradores da região sul do município também podem esperar uma valorização imobiliária. “Onde abrimos lojas, a região ao redor se transforma completamente para melhor”, disse Beto Bavaresco.

“É nítido o desenvolvimento que a Havan e o Bavaresco trazem. A valorização dos imóveis na área pode chegar a 30% ou 40%”, complementou Nilton Hang.

FIM DO TAP

Os dois empresários ressaltaram que, com o fim da exigência do Termo de Anuência Prévia (TAP), as obras devem avançar em um ritmo mais acelerado. A extinção do TAP foi aprovada pelos vereadores em 10 de março e sancionada pelo prefeito no dia seguinte, em uma solenidade com empresários.

Para Beto Bavaresco, a medida representa um incentivo ao investimento em Paranaguá. “O TAP é válido para certos empreendimentos, mas, para o nosso setor, era apenas mais uma burocracia. As licenças já são demoradas, e isso só atrasava ainda mais as obras. Nosso objetivo é oferecer mais opções para a comunidade, gerar empregos e fomentar o desenvolvimento. Conversei com o prefeito e os secretários e percebi que há interesse em agilizar os processos dentro da legalidade. Eles nos ouviram com atenção, e isso é muito positivo. Algumas exigências são generalizadas e não fazem sentido para todos os setores. No varejo, por exemplo, não geramos resíduos poluentes, então não faz sentido termos as mesmas obrigações que uma indústria”, explicou.

Nilton Hang acrescentou que ainda há outros processos que podem ser desburocratizados. “O TAP era uma etapa inócua, agora eliminada, o que reduz um entrave nos trâmites das licenças. Além disso, há outros obstáculos que a Prefeitura pode trabalhar para simplificar. Durante o processo, alguns pedidos foram feitos e depois comprovamos que não eram tão viáveis. Mas a comissão de Urbanismo tem sido muito coerente, assim como os conselhos, que analisam com atenção o que os investidores trazem e, quando necessário, ajustam o processo”, afirmou.

Foto: Nilton Hang, diretor da rede de lojas Havan, e Beto Bavaresco, diretor da rede supermercadista, visitaram as obras na quinta-feira (27). Foto: Prefeitura de Paranaguá

Fonte: JB LITORAL (https://jblitoral.com.br/cidades/loja-da-havan-mais-moderna-do-pais-e-maior-bavaresco-do-litoral-serao-inaugurados-no-final-do-ano-em-paranagua/amp/?fbclid=IwY2xjawJXomJleHRuA2FlbQIxMQABHZC64aDmxQKJNF_hFDwUNDMJjJHI_d13YtejvRiIBBkFh2NGhxxyn2zyxg_aem_j1dIBTpI6ZOQGXdk6XzGpA)

Compartilhe essa notícia

Outras notícias