Empresas argentinas confirmam participação na ExpoApras 2024 | JValério

Empresas argentinas confirmam participação na ExpoApras 2024

05/12/2023

Compartilhe essa notícia

Evento deve fortalecer intercâmbio comercial entre Brasil e Argentina e a “comercialização sem dólares”

A Associação Paranaense de Supermercados (Apras) e a Confederação Argentina da Pequena e Média Empresa (CAME) renovaram a parceria para a ExpoApras 2024, garantindo um espaço de 330m² para que diversas empresas e produtos argentinos sejam apresentados durante a feira.

A presença da CAME no evento proporcionará aos supermercadistas do Paraná a oportunidade de estabelecer negócios com empresas da Argentina nos dias 16, 17 e 18 de abril. “Será uma excelente ocasião para estreitar os laços comerciais e fortalecer o relacionamento entre ambos os países, beneficiando os consumidores com a oferta de novos produtos a preços atrativos”, destaca o presidente da Apras, Carlos Beal.

A ExpoApras surge como uma oportunidade para impulsionar o intercâmbio comercial e melhorar o déficit na balança, aumentando as vendas para o Brasil. Segundo o diretor de relações internacionais da Apras e idealizador da participação da CAME na feira, Celso Gusso, o Brasil é considerado o principal parceiro comercial da Argentina e o maior cliente quando se trata de exportação. “Essa parceria iniciou em 2023 e já está rendendo excelentes resultados e oportunidades para ambos os países”, afirma.

Apesar de todo este esforço para estabelecer novas parcerias comerciais, um dos desafios para a oferta de produtos argentinos é o fato de que os empresários brasileiros não gostam de se comprometer em dólares. Para solucionar essa questão, existe um projeto em andamento para que a CAME passe a ter um showroom permanente em Curitiba, aonde as empresas argentinas poderão oferecer seus produtos diretamente em solo brasileiro. Além de aumentar as vendas do país vizinho para o Brasil, o projeto desenvolvido em parceria com o SEBRAE PR, também tem o propósito de fortalecer a iniciativa de “comercializar sem dólares”, o que permitirá que as vendas sejam feitas em reais e nas quantidades desejadas pelos clientes.

Em um espaço de 200 m², o showroom também será um local de reuniões e rodadas comerciais. Além disso, haverá espaço para o armazenamento de mercadorias, oferecendo condições especiais, por meio de um acordo com a empresa Transfrios. Isso beneficiará as aproximadamente 8 mil pequenas e médias empresas argentinas com capacidade de exportação, que poderão vender em reais e distribuir seus produtos por todo o Brasil.

Compartilhe essa notícia

Outras notícias