O mercado de Food Service tem apresentado números cada vez mais relevantes. Até 2016, a alimentação fora do lar representava R$ 184 bilhões, ou 2,7% do PIB.
Esse número já supera os valores pré-pandemia em 28% nos anos de 2022 e 2023.
Conversando com supermercadistas, encontramos empresas onde as vendas do restaurante superam dois dígitos, e situações em que a própria loja compete em valores similares com o restaurante.
Segundo Oséias Teixeira, da Gold Food Service, referência na distribuição para restaurantes no Paraná e fornecedor de boa parte das redes supermercadistas, os consumidores de alimentação fora do lar mudaram seu perfil. Eles buscam cada vez mais valorizar seu momento de refeição, não apenas como uma ação de se alimentar, mas como uma experiência completa, prática e divertida. Os supermercados têm um enorme potencial para atender a essas necessidades, agregando.
Enfim, não faltam bons motivos para implementar essa operação. É importante lembrar, porém, que apesar das grandes possibilidades de agregar valor ao negócio, é vital que ele seja tratado de forma absolutamente profissional.
A mesma preocupação com a execução perfeita da loja deve ser aplicada ao restaurante. Um excelente restaurante trará excelentes resultados, aumentará o fluxo, gerará fidelidade e garantirá uma imagem positiva da rede. Um restaurante que não atenda adequadamente o cliente comprometerá a imagem da rede.
As redes supermercadistas estão investindo cada vez mais para entregar operações de restaurante em suas unidades.
Saber iniciar, ou até mesmo para quem já opera, pode ser um grande desafio. Pensando nisso, haverá na ExpoApras 2025 painéis e fóruns com a participação de especialistas do setor para aprimorar a gestão desses estabelecimentos. Isso permitirá debate, conhecimento e aprimoramento sobre os restaurantes e as oportunidades do Food Service no setor como um todo.
A ExpoApras há muito tempo recebe o público de Food Service, operadores e fornecedores. Agora, a ideia é dar ainda mais foco para o segmento. Os fornecedores que atendem o segmento e os supermercados serão orientados para contar com profissionais de atendimento Food nos estandes, uma comunicação especial e convites para os operadores pelas entidades para reforçar e ampliar a participação.
Nesta edição de 2025, a ExpoApras terá um importante reforço para o Food Service, com a Apras, Bom Gourmet e Abrasel somando forças.
Essa iniciativa certamente enriquecerá e fortalecerá ainda mais o grande evento do varejo alimentar paranaense e dos maiores do país.
*Mauricio Bendixen é Conselheiro Consultivo, Consultor, Mestre em Administração pela PUC PR, MBA pela FGV e Ohio University, Executivo do varejo alimentar com mais de 40 anos de experiência. Especialista em Estratégia de Varejo.