Gestão Comercial: compras e vendas, gestão de categorias e formação preço/venda (tributação)
Oferecer uma visão prática e aplicada de uma gestão de compras e vendas, assim como do gerenciamento de categoria com foco no cliente. Explorar os fundamentos, benefícios e desafios e fornecer um roteiro básico de implantação do GC, bem como discutir a relevância e o papel do comprador nesse processo. Exercitar de maneira prática a formação e a gestão de custos dos produtos, considerando os conceitos de margem e mark-up, além da tributação.
Local: Online - Plataforma Zoom
Mais informações:
Público-alvo: empresários, gestores, profissionais do setor comercial, marketing, comunicação, tecnologia, gestão de loja e demais interessados.
Carga horária: 10 horas
Datas: 25/02, 11/03, 18/03, 25/03 e 01/04/2025 (5 aulas)
Horário: 18h30 às 20h30
Valor aluno: R$ 300,00 – associado
R$ 450,00 – não associado
Professores:
Ana Carolina Brenner Franceschi
Cleidiane Krindges
Plataforma: Zoom
Conteúdo programático:
Gestão de compras, vendas e controle de resultados – Profª Ana Carolina Brenner Franceschi – 4h
Compras
- Conhecimento do público-alvo da empresa
- Diferenciação dos produtos
- Fases do processo de compra
- Planejamento para compras sazonais
Vendas
- Motivos de perda de vendas
- Atitudes diferentes de bons profissionais nas vendas
- Fases do processo de venda
- Fechar o processo de vendas
- Estudo de casos
Controle de resultados e gestão de categorias
- Participação: exposição X rentabilidade
-
- Contabilidade e controladoria
- O que é gestão de categoria
- Organização das mercadorias: no layout do módulo
- Papel de categorias
Análise de custo e formação preço/vendas (tributação) – Profª Cleidiane Krindges – 6h
- Atividades operacionais
- ICMS
- PIS/COFINS
- NFe e NFCe
- Lei Sped (ECD/ECF/SPEF FISCAL e ECF CONTRIBUIÇÕES)
- Custos
– Custos Fixos
– Custos Variáveis
– Despesas Fixas
– Despesas Variáveis
- Planejamento de metas de custos e despesas
- Planos da empresa que geram custos e despesas (promoções, gastos, alterações no quadro, férias, treinamentos etc.)
- Cálculo de preço de custo da mercadoria adquirida (impostos, encargos, custo operacional)
- Cálculo do preço de custo básico
- Dimensionamento do custo das perdas (inexistência de fluxo de caixa projetado, não negociação de taxas e tarifas, falta de regras sobre vendas a prazo, falta de controle de crédito, mau dimensionamento do capital de giro e aplicação inadequada de recursos)
- Ponto de equilíbrio
- Capital de giro
- Debates
Inscrições: acesse o link, preencha os dados e gere seu boleto para pagamento.
Término das inscrições: as inscrições se encerram no dia 05/03, às 15h.